domingo, 10 de abril de 2011

A Rede Social

Logo de início temos uma das cenas mais cansativas do filme: uma longa (e ao mesmo tempo) rápida conversa entre o protagonista (Zuckerberg) e sua namorada. Zuckerberg fala sem parar sobre os QIs de gênios e sobre fraternidades de Harvard à uma velocidade tão rápida que chega a ser, muitas das vezes, de difícil entendimento. Entretanto, isso faz parte do clímax da obra, sendo estendida na maioria das vezes pela excelente trilha sonora para mostrar quão diferente funciona o incosciente de Zucker. A trilha possui algumas famosas obras. Uma delas é uma canção da dupla White Stripes. A trilha foi composta por Trent Reznor e Atticus Ross.

O filme se embasa no livro Bilionários por Acaso de Ben Mezrich. Embora o filme se trate particularmente da criação da maior rede social da atualidade, o Facebook, ele destaca mais a relação dos amigos Zuckerberg e Saverin que, por sinal, é muito conturbada e um tanto egoísta. Algo de fundamental importância no filme é o roteiro. O filme se passa em praticamente dois períodos: um presente (que ocorre num tipo de processo) e o passado (que é narrado quando os protagonistas são interrogados e etc.). O roteiro é essencial e muito bem elaborado para o entendimento da história. Não é à toa que a obra arrecadou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.

É bem comum surgirem perguntas como “você está entendo o que estou falando?”, “você está me ouvindo?” já que o filme se trata também da dissonância. E isso sem dúvidas é muito bem retratado na trilha sonora. O filme chega a muitas vezes ser definido como O MELHOR FILME do diretor David Fincher (O mesmo diretor de Zodíaco e de Clube da Luta).

O filme foi criticado por muitos, inclusive o próprio Zuckerberg que diz que além de sua personagem ser muito diferente dele, também diz que aquela sua namorada (Erica Albright) nunca existiu. Entretanto muitos o definem como A Mais Brilhante Obra Cinematográfica de 2010. Particularmente acredito que não seja o melhor filme do mundo mas é sim um dos melhores. Retratou de forma perfeita a vida de um homem que acabou se tornando vítima da sua própria fama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores